terça-feira, 2 de outubro de 2012


O PROJETO DE VIDA DE SÃO JOSÉ MARELLO

            Acreditar que a vida é uma grande construção, feita passo a passo, com uma meta fixa, foi o que orientou a vida de São José Marello.
            Desde sempre, ele projetou sua vida acreditando que seus atos no presente, teriam consequências no futuro. Marello foi um homem do tempo presente, ou seja, o seu projeto de vida passava pela necessidade de viver bem o hoje, para que o amanhã pudesse ser frutuoso.
            Se formos pesquisar na vida de São José Marello, não encontraremos um projeto escrito, a não ser na sua volta ao seminário, quando esboçou uma regra de vida que seguiu depois de um período de experiências e algumas frustrações. O seu projeto de vida estava fundamentado em uma vontade firme de fazer sempre a vontade de Deus em sua vida. Isso fica claro quando ele diz a um de seus amigos: Quando, meu caro amigo, quando é que vamos começar de verdade? (...) em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, agora mesmo” (Carta 24) E sobre a atitude firme de recomeçar sempre ele continua: “Nunc Coepi! Agora começo, diziam os nossos grandes mestres que viveram antes de nós. Repitamo-lo também nós diante de Deus, com sinceridade e firmeza (Carta 36).
            Outro ponto importante na caminhada de São José Marello é o fato dele ser uma pessoa focada em seus propósitos. Já é bem famoso e conhecido por nós o seu pensamento quando diz: “Quando a meta é fixa, abala-se o mundo e o céu venha abaixo, é preciso olhar para ela, sempre para ela” (Carta 10). Assim ele ensina-nos que o fato de temos claro aquilo que queremos e perseguimos como meta de vida, nos ajuda a termos a nossa história na mão, afinal, quando não sabemos onde queremos chegar, qualquer vento pode nos levar para qualquer lugar.
            O fato de termos uma meta fixa em nossa vida não nos exime do fato de revermos sempre os caminhos com os quais chegaremos ao nosso objetivo. O Marello, com certeza teve que rever muitas vezes o seu projeto de vida, haja vista o fato que já mencionamos dele ter saído do seminário, e nesse período, o mesmo experimentar as incertezas que fazem parte também do nosso projeto de vida. José Marello deixou a vida de seminário e tentou ser um comerciante como seu pai, pensou em ser jornalista, ou até mesmo se engajar politicamente. Mas mesmo que às vezes os nosso projetos de vida sofram com as incertezas, o projeto de Deus para nossa vida é sempre claro, e foi isso que aconteceu com o Marello, por isso que ele nos exorta: “Precisamos ter paciência conosco mesmo”.
            Sendo assim, percebemos claramente na vida de São José Marello uma abertura para a ação de Deus. Ele nos diz: “Conformidade total com a vontade de Deus: eis o grande meio para progredir no caminho da perfeição; mas, por sua vez, esse meio torna-se o fim (em) relação aos meios que devemos utilizar para obtê-la”. (Carta 52). E Ele continua: “Acima de tudo considera sempre que tu estás fazendo a vontade de Deus, alinhando a proa da tua embarcação para onde aponta o capitão do leme” (Carta 83).
            Olhando rapidamente a vida de São José Marello vamos perceber que seu projeto de vida continua, e como diz uma música “está vivo entre nós”, uma vez que sua obra continua na pessoa de cada Oblato de São José, seus filhos espirituais, mas também em cada jovem josefino-marelliano, que se coloca numa trajetória de vida onde ele pode contemplar em seu projeto de vida algo que o próprio Marello vislumbrou.
            Portanto nos coloquemos na Escola do Marello, como alunos aplicados que querem viver a mesma experiência de felicidade que ele próprio viveu, para que assim nós possamos dizer como ele: “Saber coordenar todos os nossos pensamentos, todos os nossos afetos, todas as nossas energias numa ideia fixa: viver nessa ideia, apaixonarmo-nos por ela... (Carta 9).
            Que São José Marello nos ajude e seja nosso exemplo para que nos coloquemos a perseguir a nossa meta, que no fim das contas é sempre nossa felicidade.
            São José Marello, rogai por nós e iluminai a juventude!

Frei José Alves de Melo Neto, OSJ

Um comentário:

  1. Querido amigo, que belo texto! Deus continue te capacitando e te usando! Parabéns!

    Seu amigo!

    Wellington Torres

    ResponderExcluir