quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

RUMO A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DE 2013

Caros amigos(as),
É do conhecimento de todos que nos aproximamos de um grande evento que mudará, ou melhor, já está mudando o rosto da Igreja no Brasil. Este evento será a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Brasil no final de julho de 2013.
            Por isso, a partir deste mês até a JMJ, estaremos mensalmente preparando não só a juventude, mas todos vocês, queridos leitores (as) para esse grande momento. Sendo assim, convido-vos a entrar comigo nessa grande viagem chamada JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE – RIO DE JANEIRO –BRASIL/2013.
Mas como disse, esse grande evento marcará não só a vida da juventude do Brasil, mas todo o nosso país, que por um curto período terá os olhos fixos na Cidade Maravilhosa, sendo lá a casa de todos os cristãos brasileiros.
Por isso o Papa Bento XVI ao final da Jornada Mundial de Madrid, fez o seguinte comentário: “A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro”. Esse foi o clamor do Papa, estejamos, portanto, atentos!
No dia 24 de agosto de 2011, durante a Audiência Geral, Bento XVI anunciou o lema da JMJ de 2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Esse é o grande mandato de Jesus aos seus discípulos, mas que se estende até nós, Por isso convido nesta nossa primeira conversa, a refletirmos sobre esse tema da JMJ 2013, que está dentro de contexto de  Mt 28,16-20.
Logo da JMJ 2013
Primeiramente é preciso estar atento que essa passagem se dá no contexto das aparições de Jesus, logo após a sua ressureição. Os discípulos caminhavam para a Galiléia, como Jesus os tinha orientado. Ao avistarem o seu Mestre os discípulos prostraram- se diante dele, outros ainda duvidaram. Isso nos remete claramente a tantos jovens que diante das impossibilidades que lhe são apresentadas, mostram-se incrédulos diante das maravilhavas que o Senhor realiza, outros porém, reconhecendo tais maravilhas, prostram-se diante Dele, e mais que isso, resinificam essa atitude, transformando-a em em ações concretas. Haja visto as diversas manifestas que foram vivenciadas na JMJ de Madrid.
Continuando, ao aproximar-se dos seus, Jesus apresenta seu poder e sua missão dizendo: “Todo poder me foi dado, no céu, e sobre a terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo...” (Mt 28, 18-19). Esse poder que Jesus recebeu do Pai, Ele retransmite aos seus discípulos, dando-lhes uma nova missão, ou seja, fazer todos discípulos Dele, assim como eles também o foram, mas não somente isso, mas sim, batizando em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, sendo assim, marcados com o sinal daqueles que seguem a Cristo, e através disso, criando uma unidade clara com Ele.
Como dissemos anteriormente, esse convite se estende até nós, e nesse advento da JMJ 2013, o papa Bento XVI, assumindo o papel de sucessor dos apóstolos, que tocar o coração de cada jovem que se prepara para esse importante evento. É como se o próprio Cristo (como de fato é!) dissesse a cada jovem (e também a cada um de nós) que temos uma missão muito especial, e que não devemos ficar inertes a isso, afinal de contas o próprio Jesus nos disse: “... eis  que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).
Diante de um convite tão provocante, e na certeza de que o próprio Cristo estará conosco, não fiquemos parados! Se o Cristo tivesse falando para nós hoje, com certeza diria: “Moçada.. coragem!!! Mostrem a todos o amor que eu tenho por vocês!
Por isso, caros amigos, preparemo-nos, a missão está apenas começando. Rumo a JMJ 2013!

Frei José Alves de Melo Neto, OSJ
Assessor Pastoral
j_neto85@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário