sábado, 28 de agosto de 2010

A Necessidade de comprometer-se

Não é pouco comum escutar a seguinte expressão em nossos ambientes pastorais: “Olha... está muito difícil, ninguém se COMPROMETE!”. E de fato, percebe-se claramente a necessidade de comprometer-se com a causa, visando um bem comum, muitos são os motivos: trabalhos, estudos, família, etc.


A grande questão é que estamos em um mundo globalizado, e embora seja “comum demais” dizer isto, o fato é que isso reflete em nossos trabalhos pastorais e nos atinge em cheio em nossos projetos e sonhos.
Porém aquele que de fato faz uma opção por despojar de uma determinada causa, deve-se perguntar. “O que move essa minha escolha, o que move essa minha opção?”. Tendo em vista a mundo “enlouquecido” que vivemos, a todo momento temos que buscar respostas novas para novos desafios e de certa forma isso nos faz, em determinados momento, titubear em nossas escolhas e opções, e o pior: NOS ESQUECEMOS QUE NOS COMPROMETEMOS COM ALGUMA COISA!!!
Por isso as nossas escolhas anteriores devem ser pautadas sempre na busca da nossa felicidade, ou seja, devemos estar felizes da nossa opção e cientes do que o nosso comprometimento implica. Por isso, todo e qualquer ato de comprometimento deve ser voluntário e feito com amor, lembrando que isso deve nos ajudar a sermos pessoas mais felizes e realizadas.
E se formos olhar na história, qual seria o nosso exemplo de comprometimento e despojamento da causa? Na cabeça de cada um podem surgir diversos nomes, de líderes mundial, mártires, etc, etc, nas na minha cabeça logo vem uma pessoa: JESUS CRISTO!!! Ele é nosso exemplo.
A partir disso vem a seguinte questão: seguir Jesus exige comprometimento?
No tempo de Jesus, segui-lo era uma tarefa relativamente tranqüila e até mesmo consoladora, uma vez que ele fazia milagres, saciava a fome do povo, consolava o povo com suas palavras (afinal escutar Jesus falar deveria ser algo no mínimo fascinante!). Porém o ato de seguir Jesus não ficava somente nisso, Ele exigia algo mais, exigia COMPROMETIMENTO com a causa. No tempo de Jesus se comprometer com a causa implicava:
- Romper com a cegueira (Mc 8,22)
- Vender seus bens e dar aos pobres (Mt 19,19)
- Tomar sua cruz (Mc 8,34)
Isso para citar alguns exemplos, com certeza temos muitos ainda presentes no evangelho.
Olhando nesse prisma Cristológico e trazendo para o dia de hoje, lanço os seguintes questionamentos: Estamos verdadeiramente comprometidos com a causa do reino? O que falta para nos comprometermos de fato? O que impede o nosso verdadeiro comprometimento?
Diante de tudo isso apenas uma certeza me resta: PRECISAMOS NOS COMPROMETER DE VERDADE!!!
Peçamos portanto a Santa Edwiges, modelo de comprometimento com os pobres, São José Marello, modelo de comprometimento com os jovens e também a Maria Santíssima e São José, modelos de comprometimento com o próprio Cristo, que nos ajudem a sermos cristão comprometidos de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário